terça-feira, 31 de maio de 2011

A música e a educação

           Há algum tempo, era quase impossível estabelecer uma relação entre música e educação, ou música escola, ou música e ensino, etc. A música sempre foi tida como um lazer, uma recreação que por muito tempo foi muito mais presente na educação infantil do que em outros níveis de ensino.
        Atualmente já exite, em pequeno número, educadores que buscam utilizar a música como um recurso pedagógico. E não são só as séries iniciais que trabalham com a música como antes, mas todos os níveis de ensino chegando até a alacançar o ensino superior. Talvez essa mudança tenha se dado devido a rápida evolução dos meios tecnólogicos onde o aúdio está prensente em todo momento. 
        No caso da música, essa possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, se for usada de uma forma planejada. A música é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade, pois através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, idéias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionadas.
         A música como alternativa didática desperta o interesse do aluno, que muitas vezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é aproveitável em distintas temáticas, assim como podem ser trabalhadas também a expressão corporal, a sensibilização tudo isso através da música. Além de promover um melhor relacionamento entre os alunos, facilitando os trabalhos coletivos e contribuindo com a perda da timidez, favorecendo a linguagem corporal e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário