domingo, 22 de maio de 2011

Redes Sociais e Educação

      
                   Lendo algumas discussões a cerca da força que teoricamente o orkut havia perdido por conta do facebook, acabei encontrado alguns dados que poderão introduzir esse post sobre as redes sociais na escola.
         "Em um universo de 36 milhões de visitantes únicos, que considera somente usuários maiores de 15 anos e que tenham acessado as redes sociais de casa ou do trabalho (e não leva em conta todo e qualquer tráfego que provenha de computadores públicos, como LAN house e celular ou PDA), o Orkut contabilizou pouco mais de 29,4 milhões de visitantes únicos, número equivalente a mais que o dobro do segundo colocado.
Falando em segundo colocado, vocês já devem logo ter imaginado o Facebook, né? Pois é… acho que todos nós nos enganamos. Por incrível que pareça, a segunda rede social mais acessada no Brasil é o Windows Live Profile (sinceramente, eu não fazia a menor idéia de que aquela página era considerada uma rede social :p), com pouco mais de 12,5 milhões de visitantes únicos. O Facebook vem somente em terceiro lugar, com um público pouco menor que 9 milhões de usuários únicos, seguido pelo Twitter, com 8,6 milhões, e do Formspring, com 3,6 milhões.
Apesar de haver uma diferença considerável entre o Orkut e o Facebook (aproximadamente 20 milhões de visitantes únicos), há de se ressaltar que os acessos ao Facebook saltaram extraordinariamente de 1,5 milhão para o valor atual, um aumento de quase 500% em apenas um ano. Não menos importante, mas um pouco menos expressivo, foi o aumento na participação do serviço de microblogging (twitter), que praticamente dobrou sua participação no mesmo período."
                                                                                                                       por  Lousa Digital

          As redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos estudantes, dos próprios professores e das pessoas em geral. No entanto, essas ferramentas ainda são muito pouco exploradas em sala de aula. Muitas vezes o acesso a esse tipo de recurso é vetado nas escolas, em função do “medo” de que o aluno se interesse por assuntos que não estejam diretamente ligados ao conteúdo pedagógico.
          Se faz extremamente necessário que o professor esteja sempre em busca das possiblidades que esses recursos tecnológicos podem ofecer para um maior aproveitamento em sala de aula. Hoje é muito pouco provável encontrar alunos que não possuam por exemplo, um perfil no orkut, e isso deve ser aproveitado de forma que aquela rede social se torne fonte de aprendizado para o aluno.
         A grande maioria dos professores ficam em dúvida quando questionados se deve-se ou não adotar o uso de redes sociais na escola. Ou ainda, se essas ferramentas - Orkut, FaceBook, Twitter, entre outras - têm ou não uso e potencial educativo. Se elas são apenas um modismo, ou se são a nova forma de comunicação, interação entre as pessoas. Se elas expõem ou não a privacidade das pessoas, se são seguras para os jovens e etc. Enfim, há um novo desafio frente aos educadores: entender o conceito de redes sociais e aprender a lidar com elas dentro da escola e a seu favor.
      A  própria internet é fonte de aprendizados para os professores que estiverem dispostos a a acompanhar os avanços do nosso tempo. Existem inúmeros sites, blos entre outros recursos disponibilizados na rede que auxiliam na compreensão das redes sociais que indicam também formas de utilização em sala de aula . Cabe a você professor, ficar cada vez mais perto da realidade do seu aluno.
        Queria deixar postado aqui uma sequência de vídeos que mostram um debate realizado pelas editoras Ática e Scipione sobre a relação entre as redes sociais e a educação. Vale a pena conferir:





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