sexta-feira, 25 de março de 2011

TECNOLOGIA: Culpada ou Inocente?

    
     
    Atualmente a tecnologia está presente em quase todos os aspectos da vida cotidiana, desde o sapato até o mais moderno meio de transporte. A sociedade atual está totalmente envolta nessa névoa chamada tecnologia.
     Em meio a esse contexto tecnológico há diversos aspectos positivos para a sociedade e há também inúmeros aspectos negativos, no que diz respeito à má utilização desse recurso no cotidiano atual. Viver plenamente na realidade atual é estar alfabetizado tecnologicamente. Assumir-se como cidadão no novo milênio exige o domínio dos conhecimentos e dos processos da tecnologia.
    Havia um tempo sem internet, sem celulares, sem ipods, sem computadores, sem videogames. Uma época em que as pessoas trabalhavam, voltavam para casa, e iam ler, conversar, enfim, essas pessoas viviam. A Tecnologia tem propiciado um ambiente cada vez mais impessoal. Porque as pessoas atualmente acabam os relacionamentos por mensagem de texto? Porque existem cada vez mais crimes através das redes de relacionamento? Porque ocorrem cada vez mais acidentes nucleares? Quedas de aeronaves? De quem é a culpa? Da tecnologia?
    Não. A culpa não é da tecnologia. Porque a tecnologia sem o ser humano é inútil. Um exemplo disso é um computador. Sem alguém para utiliza-lo ele é completamente inútil. Os malefícios tecnológicos são em sua grande maioria reflexos da má utilização da tecnologia.
   E os benefícios? Esses são inúmeros. Quem não gosta de ter facilidade na comunicação? Conversar com alguém do outro lado do mundo a qualquer momento. Sem contar a rapidez nas informações, através desse imenso banco de dados virtual. Além de avanços que melhoraram significativamente nosso cotidiano como: A energia elétrica, a descoberta de cura de doenças, os automóveis e etc.
   Cabe-nos, tão somente, entender que a tecnologia existe para nosso beneficio, desde que usada com consciência, responsabilidade e moderação. Desde que o mundo é mundo, ela existe pra nos ajudar de alguma forma, e nós devemos levar isso em consideração.

4 comentários:

  1. oi Nathália e Yarla,

    o blog está muito bonito.
    E também a consideração sobre a tecnologia muito interessante.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  2. em relação ao trecho: "Uma época em que as pessoas trabalhavam, voltavam para casa, e iam ler, conversar, enfim, essas pessoas viviam."

    várias pessoas consideram que com o avanço tecnológico a sociedade que tem acesso à rede tem deixado de viver. isso não é verdade. o que há é, como foi dito no final do post, um mau uso por pessoas que cresceram junto com a tecnologia, principalmente virtual, e acabram fazendo dela O ENTE MAIS QUERIDO. crianças que os pais deixavam a mercê dos intreterimentos tecnológicos: "deixa ele lá com os jogos dele, ao menos não incomoda."

    em suma. a publicação está bem coerente ao tudo que tem si discutido a cerca do assunto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o comentário, vemos que nos dias de hoje há uma ressignificação do que é comunicação, leitura, e até ir mais além no que diz respeito às atividades mais práticas em nossas vidas, não que não aconteça como anos atrás, de fato acontece, apenas de outras maneiras.

    Abrçs.

    ResponderExcluir
  4. O mundo mudou!
    Esta afirmação pode, diante de uma realidade tão informatizada, intelectualizada e crescente em desenvolvimento, ser altercada; já que toda mudança atribui benefícios e malefícios a quem dela se alimenta.
    É certo, relevarmos a constatação, de que o uso de tecnologias não impõe uma estagnação de vida, mas, sim, uma "metamorfose" nos modos (comportamentos) de viver. Perante isso, como o texto relata, é mais que necessário termos consciência e moderação para o melhor uso e atribuição de tantas tecnologias.

    ResponderExcluir