Que a televisão tem um papel importante no que diz respeito a formação educativa do ser humano, isso todo mundo já sabe. A televisão não é um eletrodoméstico como todos os outros da nossa casa, ela fala, transmite informações, além de todo seu poder persuasivo.
Primeiramente nós podemos começar dizendo que aprender e assimilar através desse recurso tecnológico é muito mais fácil e rápido, porque ele se utiliza das capacidades audiovisuais que quase sempre chamam muito a atenção da criança. Atualmente, a televisão é de certeza uma daquelas tecnologias que são divisores de águas e que com os avanços tecnológicos tornou-se parte integrante do nosso dia-a-dia.
Mas até onde vai a influência negativa ou positiva desse recurso tecnológico?
Na programação da televisão contemporânea, podemos atribuir quatro tipos de classificação aos programas: Educativos (com finalidade explícita de ensinar), educativos (sem finalidade explícita de ensinar),não educativos e deseducativos. Os educativos (com ou sem finalidade explícita) são aqueles que promovem a capacidade de pensar do aluno, a reflexão, o senso critico e etc. Já os não educativos, são aqueles como noticiários, de entretenimento e outros que não possui a finalidade de educar. E os deseducativos são aqueles que agenciam ideias como desrespeito, a violência, entre outros aspectos negativos.
Contudo, a televisão é sim um recurso tecnológico de grande potencial se utilizado sob a VISÃO da educação. Por isso é fundamental que os profissionais que se propõe a trabalhar com ela, devem fazê-lo de forma consciente , transformando-a em um canal de informação e saber que promova a autonomia do aluno pra que ela não se torne como nos diz letra da banda Capital Inicial: "Eu adoro minha televisão/Diante dela eu fico sem ação/Ela me faz muito bem/ Eu não preciso de mais ninguém."
meninas,
ResponderExcluiradorei a postagem.
Uma ótima reflexão sobre o papel da tv e um clip 'tudo a ver'...