terça-feira, 5 de abril de 2011

TeleVISÃO

               Que a televisão tem um papel importante no que diz respeito a formação educativa do ser humano, isso todo mundo já sabe. A televisão não é um eletrodoméstico como todos os outros da nossa casa, ela fala, transmite informações, além de todo seu poder persuasivo.
                Primeiramente nós podemos começar dizendo que aprender e assimilar através desse recurso tecnológico é muito mais fácil e rápido, porque ele se utiliza das capacidades audiovisuais que quase sempre chamam muito a atenção da criança.  Atualmente, a televisão é de certeza uma daquelas tecnologias que são divisores de águas e que com os avanços tecnológicos tornou-se parte integrante do nosso dia-a-dia.
                Mas até onde vai a influência negativa ou positiva desse recurso tecnológico?
Na programação da televisão contemporânea, podemos atribuir quatro tipos de classificação aos programas: Educativos (com finalidade explícita de ensinar), educativos (sem finalidade explícita de ensinar),não educativos e deseducativos. Os educativos (com ou sem finalidade explícita) são aqueles que promovem a capacidade de pensar do aluno, a reflexão, o senso  critico e etc.  Já os não educativos, são aqueles como noticiários, de entretenimento e outros que não possui a finalidade de educar.  E os deseducativos são aqueles que agenciam ideias como desrespeito, a violência, entre outros aspectos negativos.
                Contudo, a televisão é sim um recurso tecnológico de grande potencial se utilizado sob a VISÃO da educação.  Por isso é fundamental que os profissionais que se propõe a trabalhar com ela, devem fazê-lo de forma consciente , transformando-a em um canal de informação e saber que promova a autonomia do aluno pra que ela não se torne como nos diz letra da banda Capital Inicial: "Eu adoro minha televisão/Diante dela eu fico sem ação/Ela me faz muito bem/ Eu não preciso de mais ninguém."
 

Um comentário:

  1. meninas,
    adorei a postagem.
    Uma ótima reflexão sobre o papel da tv e um clip 'tudo a ver'...

    ResponderExcluir